A 7ª edição do tradicional Encontro de Gaiteiros de Pinhão, promovido pela Associação dos Gaiteiros de Pinhão (ASGAPI), foi oficialmente transferida para o mês de novembro de 2025. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira, 07 de agosto, pelo 1º secretário da entidade, André Ferreira, em contato com a redação do Portal Fatos do Iguaçu.
Segundo ele, a decisão foi tomada após reunião com representantes da Prefeitura de Pinhão, na qual foram discutidos entraves burocráticos relacionados à execução do evento com recursos públicos estaduais. “A gente fez toda a documentação como sendo por meio da associação, mas o repasse do recurso vai ser feito ao município, que será responsável pelos pagamentos”, explicou Ferreira, por meio de mensagem de voz.
Ainda de acordo com ele, como o recurso é de origem estadual e destinado à promoção da cultura local, não foi autorizada a contratação de artista de fora do Paraná, o que inviabilizou parte da programação planejada. “Teríamos que refazer tudo, inclusive a contratação de um novo artista. Praticamente começar do zero”, afirmou.
Para evitar compromissos financeiros sem a devida liberação do recurso, a associação optou por adiar o evento, garantindo tempo hábil para ajustar toda a documentação e cumprir as exigências legais. “A nova data deve ser em novembro, assim teremos tempo suficiente para que o dinheiro seja liberado com antecedência, e tudo seja feito com segurança”, concluiu André Ferreira.
A nova programação oficial será divulgada assim que todos os trâmites forem concluídos. O Encontro de Gaiteiros é um dos eventos mais aguardados do calendário cultural de Pinhão, reunindo artistas locais e regionais em celebração à música tradicionalista gaúcha.
Acompanhe as atualizações no Portal Fatos do Iguaçu e nas redes oficiais da ASGAPI.